Embu – Terra das Artes
TEM GENTE AÍ? É a pergunta que não cala na voz da população de Embu das Artes - SP, cobrando respeito ao seu patrimônio artístico e ambiental. Com um histórico de lutas ambientais o município de Embu das Artes, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, de reconhecida vocação artística desde a sua criação em 1554, enfrenta mais uma batalha: ao permitir indústrias e logística em toda a extensão da ZIA - Zona de Interesse Ambiental - região que abriga importantes remanescentes florestais e mananciais, destacando-se os rios Embu Mirim e Cotia, o novo Plano Diretor compromete não apenas as últimas áreas verdes do município, como a sobrevivência do núcleo de arte na região.
Tema: ARTES
Tags: artesanato, artesanía, Crise Hidrica, Embu das Artes, ZIA
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 70'43"
Diretor: Maria de Fátima Seehagen
Produtor: Maria de Fátima Seehagen
Ano: 2012
Formato: HD
Montagem: Maria de Fátima Seehagen
Som Direto: Maria de Fátima Seehagen
Fotografia: Maria de Fátima Seehagen
Trilha: Eduardo Agni e Renato Gonda
Festivais:
II Cinecipó - Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Comentário do Diretor: O documentário pretende reafirmar a vocação da cidade de Embu das Artes - SP, estância turística de grande valor artístico, em contraposição com uma sequência de intervenções político/administrativas que comprometem não apenas esta vocação da cidade, como áreas de proteção ambiental, os mananciais dos sistemas Alto Cotia e Guarapiranga e, consequentemente, o abastecimento de água para 6,6 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Deixe um comentário
CURTAS RELACIONADOS
Culturas do Centro
O dia-a-dia dos frequentadores do Centro Cultural São Paulo e daqueles que trabalham lá. Suas opiniões sobre o que é...
Boi Fantasma
Uma representação lúdica do antigo Auto do Boi-Bumbá da tradição oral de Parintins, que desapareceu na década de 1960 sem...
Afogados pelo lixo
O documentário visa a conscientização do ser humano para sua relação com o meio ambiente, representando aqui, pela questão do...
Solo Praiera
Um jovem faz um solo para que a bola não caia no...
Periferias Interiores
Uma cidade que olhada a partir do auto-exílio se converte em objeto de nostalgia. O melhor momento para retratar Lima,...
Memória Urbana
Gildádio Leite procura por Gláuber Rocha na cidade onde ele...
Olá bom dia, o não está mais disponível?
Oi Fernando, o link foi atualizado! Agora você pode assistir. Obrigada pelo contato!
abraços,
Equipe CurtaDoc
Olá bom dia, o não está mais disponível?
Oi Fernando, o link foi atualizado! Agora você pode assistir. Obrigada pelo contato!
abraços,
Equipe CurtaDoc
O filme sumiu de novo? Onde foi parar?
Olá Marcia, obrigada pelo aviso. O link foi atualizado, agora você poderá assistir.
abraços,
Equipe CurtaDoc
Olá pessoal! O filme não está mais sendo disponibilizado? Posso ajudar?
O video não está mais disponivel?
Onde está o filme? Como posso ver?
Olá Patricia! Já arrumamos o link e o filme está disponível, obrigada por avisar!
O filme é lindo e ainda atual. Não conheço todas as pessoas mas gostaria de tê-las visto nas audiências públicas e nas reuniões dos conselhos que aprovam os absurdos desmatamentos da cidade. Com exceção do Paulo Nobre, do Juninho, do Renato Gonda e do Rodolfo Almeida não vi estes artistas protestando junto conosco ” cidadãos comuns”. Falta participação para atingir o objetivo.
Olá pessoal! Visitem o projeto do meu novo longa metragem:
http://eudoraofilme.blogspot.com.br/
Espero vocês!
Excelente filme, apesar de já esta a viver em Portugal há alguns anos,voltei ao “meu” Embú da década de 60/70. Já agora, um forte abraço ao meu amigo Zé Figueiredo
Excelente este filme, apesar de agora estar a morar em Portugal, voltei “ao meu” Embú da década de 60/70. Já agora mando um forte abraço ao meu amigo Zé Figueiredo.
Ildefonso, boa tarde. Super feliz com o seu comentário – obrigada! Vamos continuar unidos em sentimento na construção de um mundo melhor!
Quando puder, visite também nossa mais recente produção:
http://eutambemvimdela.blogspot.com.br/
Grande abraço.
Que lindo resgate cheio de história e de belas pequenas histórias.
Obrigada, Fátima! Nos dói muito o coração ver a Arte de Embu ter que cavar espaços por entre tantos galpões de uma logística impossível. Lutem, meus amores e contem com o que eu puder ajudar.
Moro em embu das Artes desde 1977 onde instalei minha clinica veterinari,para poder contribuir no bem estar dos nossos animais domesticos e da nossa fauna, assim afirmo ter assistido um video esxcelente que mostra bem o caminho que o povo quer seguir, e não a vontade de poucos!!!1
Olá Philippe Giacobini. Que bom que gostou. Tenho acompanhado e visto que o problema em Embu das Artes continua – É de máxima importância estar atento à proteção aos mananciais.
Ótimo documentário, que demonstra em depoimentos de ambientalistas natos, a preocupação pelo futuro de nossa cidade e esse futuro não deverá ser muito promissor, diante da devastação ambiental que a nossa cidade sofre diariamente em todo seu entorno. Por onde andamos se percebe a mudança radical de uma cidade verde sendo transformada em uma cidade cinzenta, “alfáltica”, que poderá perder totalmente sua identidade de cidade turística e estância ambiental….o ar que respiramos hoje não é bom para nossa saúde…semáforos, congestionamentos em nossa cidade não é progresso e desenvolvimento mas sim, poluição ambiental. Embu não merece isso…temos que nos unir e estancar esse mal desnecessário para Embu, terra das Artes..