Autofagia
Autofagia é um vídeo-documentário experimental vertovniano; uma mostra do cinema de "Guerrilha", onde o real é representado por uma tomada de assalto. Trata-se de um vídeo-documentário experimental que totaliza 6 minutos e 17 segundos ao todo.
Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: como o ser humano se interage com sua estrutura física, organizacional; construído de maneira em que forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num nível fenomenológico sem fazer uso de uma narrativa verbal.
Trata-se de uma composição metonímica na qual signos visuais e auditivos criam uma representação alegórica da vivência humana na grande metrópole. Seu ritmo frenético; sua estrutura física e psicológica, sua arquitetura junto ao indivíduo que dialoga com essa organização. Dessa relação sinérgica com a Urbe, nasce um verdadeiro organismo vivo.
O vídeo parte desses pressupostos para engendrar sensações no espectador, utilizando para isso, sobreposições tanto de sons, como de imagens, de forma a criar uma saturação plástica e sonora, de forma a sugerir um verdadeiro bombardeio de informações; característica tanto de nosso ambiente saturado por informações pelos diversos veículos de comunicação.
Tema: POLÍTICA
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 7'
Diretor: Luís Roberto Carvalho
Produtor: Luís Roberto Carvalho
Ano: 2007
Formato: HD
Montagem: Luís Roberto Carvalho
Fotografia: Luís Roberto Carvalho
Trilha: Fábio Sales
Prêmios:
Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008 • Prêmio de Melhor Curta-metragem experimental;
Festivais:
Mostra do Audiovisual Paulista 2008,Mostra do Filme LIVRE 2008,Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008,Festival Tela Digital – Parceria entre a Associação Kinoforum e TV Brasil / 2009,Amérique Latine à la select - au court mètrage dans "off clermont" - Clermont Ferrand / 2010,I Festival Itinerante de Curtas Latinos - 2010
Filmografia do
Diretor:
Causo; Moda: Catira - Documentário Média-metragem - 2011
Oráculo das Águas - Documentário Curta-metragem experimental - 2011
Autofagia - Documentário Curta-metragem experimental - 2007
Hybris - Curta-metragem experimental - 2004
Comentário do
Diretor: Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: maneira com a qual o ser humano se interage com sua estrutura física e organizacional, no qual forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num sentido fenomenológico; fugindo do formato do filme tradicional onde situações narradas são construídas a partir de uma narrativa verbal.
A saturação sonora e visual dialoga com a poluição – sonora e visual – a que estamos sujeitos na vida de qualquer grande metrópole do planeta, o que reflete na baixa qualidade de vida de sua população que convive com o estresse diário ocasionado por esse tipo de vida.
-
Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!
CURTAS RELACIONADOS
Oráculo das Águas
Oráculo das Águas foi feito como uma forma de investigação da situação dos moradores que enfrentam a rotina de enchentes...
Territorio Rojo
Documental acerca de la proliferación de cámaras en el espacio público de São Paulo. Mendicantes y vendedores abordan conductores en...
Sob o Céu de Joinville
Inspirado em obras como Berlim - Sinfonia de uma Metrópole, Um Homem com uma Câmera e a trilogia Qatsi, o...
Pastoreio
A rotina do trabalho de Laudelino, pastor de ovelhas no Parque Barigüi em Curitiba há quase 20 anos, em meio...
Escenario Roosevelt
En una época en la cual la mayoria de las plazas y calles tiendes a tornarse meros espacios de pasaje,...
Freestyle: un estilo de vida
Dentro de la cultura hip-hop y en el rap hay lo que se llama estilo libre - hecho en rima...
Deja una respuesta