Silêncio da pedra
As estátuas são uma das formas em que a cultura ocidental tenta manter memórias e lembranças de eventos, personagens e lugares.
Inspirado na metáfora das estátuas de mármore e de murta, escrita por Antônio Vieira e aproveitada com elegância por Eduardo Viveiros de Castro, bem como na metáfora da estátua no Tratado das sensações de Condillac, e motivada também pelo filme As estátuas também morrem de Alain Resnais e Chris Marker, este curta explora o silêncio de uma estátua em particular, sua presência muitas vezes invisível, e sua natureza inquietante, pelo menos para o realizador.
Tema: ARTES
Tags: antropologia, estatua, estátuas, história, memória, monumento, ufsc
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 5'
Diretor: Carlos Cárdenas Ángel
Produtor: Carlos Cárdenas Ángel
Ano: 2008
Formato: HD
Montagem: Carlos Cárdenas Ángel
Fotografia: Carlos Cárdenas Ángel
Trilha: Carlos Cárdenas Ángel
Filmografia do
Diretor:
Juti-cia para todos. 85 min. Mini DV. Presentado no Festival Distrital de Artes Vivas, Junho de 2007. Seleção oficial no 3eiro Festival de Cinema Latinoamericano de Sydney, Austrália, Março de 2008.
Retorno a O Castillo, Meta. 7 min. MiniDV. 2007. http://es.youtube.com/watch?v=3PHXBs4VOCY.
Alentando com o coração. 30 min. Video8. Presentado na I Mostra de Vídeo Antropológico, Dezembro de 1999. Universidade Nacional da Colômbia, Faculdade de Ciências Humanas. Bogotá, Colômbia.
Fuzis de Madeira. 60 min. Digital8. Presentado em “Ojo-Camará” - II Mostra de Vìdeo Antropológico, Outubro de 2001, Bogotá, Colômbia. Seleção oficial na IV Mostra Internacional de cinema e vídeo Documental, Novembro de 2002, Bogotá, Colômbia. Seleção oficial no Festival Vozes contra o silêncio, Agosto de 2004, México, D.F., México. Presentado no Congresso Chileno de Antropologia, Dezembro de 2004, Santiago de Chile, Chile. Presentado no Congresso Latinoamericano de Antropologia, Julho de 2005, Rosario, Argentina. Presentado en el Congreso Colombiano de Antropología, Agosto de 2005, Santa Fe de Antioquia, Colômbia. Seleção oficial na 10ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Setembro de 2005, Rio de Janeiro, Brasil. Presentado no 1º Festival de Cinema e Vídeo Colombiano, Cornell University, New York. Presentado na 3ª Mostra de vídeos de Antropologia Visual, Espaço Cultural Casa do Lago, Universidade Estadual de Campinas, Sao Paulo, Brasil, Outubro de 2005.
Caminhando Aprendendo Construindo. Vídeo do projeto Salitre Andando da Fundação Alma. 2007.
Primeira Expediçao popular aos cerros orientais de Bogotá. 30 min. MiniDV. 2006.
Como peixe na água. 30 min. Sistematização e pedagogização de processos de aquedutos comunitarios em Bogotá, com contratistas da EAAB. 2002.
-
Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!
CURTAS RELACIONADOS
O olhar de Zezita
Documentário sobre a vida e obra da atriz paraibana Zezita Matos sob uma visão intimista e sensível. A infância em...
Roberto
Una mirada acerca de la vida y obra de Roberto Santos, cineasta fundamental, autor de películas antológicas como "O Grande...
El cazador de espejismos: Flávio Tavares
El universo fantástico del artista plástico paraibano Flávio Tavares, dónde colores, trazos, tonos y ritmos se contraponen en la dinámica...
Metrópolis
Al retratar la desactivación o cambio de función de los edificios que antes albergaban los antíguos cines de BH, en...
Escultor brasileño mantiene viva la tradición
A Cielo Abierto
Una arte que interviene creativamente en signos urbanos y levanta cuestionamientos sobre la vida usando la própria estructura de la...
Deja una respuesta