Florianópolis Audiovisual Mercosul exibe seleção de documentários sobre política, direitos humanos e fé

postado em 20/06/2017


Selecionados entre 120 documentários inscritos, a Mostra DOC-FAM deste ano vai exibir seis filmes, sendo duas estreias, com destaque para temas políticos do Brasil e da América Latina.

Uma das estreias é Artigas, um caminho (2017, 33′), de Elaine Tavares, uma coprodução Santa Catarina-Uruguai, em que a diretora e uma pequena equipe refazem o trajeto de 500 quilômetros percorrido em 1811 por 15 mil pessoas que acompanharam as tropas do herói nacional José Artigas através do Uruguai, no episódio que ficou conhecido como La Redota.

A outra é Abrindo o Armário (RJ-SP, 2017, 87′), de Dario Menezes e Luis Abramo, uma coprodução da Luba Filmes, Globo Filmes/GloboNews e Canal Brasil, um retrato de décadas das principais conquistas do movimento gay no Brasil a partir de uma série de entrevistas, material de arquivo e performances de ícones dessa história.

Exibido pela primeira vez em Florianópolis, Guarnieri (2017, SP, 72′) é sobre o ator e autor Gianfrancesco Guarnieri, um dos nomes mais significativos do teatro brasileiro. Filme realizado por seu neto, Francisco Guarnieri, traz uma visão de dentro da família sobre a carreira do autor de Eles não Usam Black-Tie, seu notório engajamento político e a relação com seus filhos Flávio e Paulo, também atores, que seguiram caminhos diversos do pai.

Guarnieri – Trailer from mira filmes on Vimeo.

Uma coprodução da Argentina, Bolívia e Chile, Manos Unidas (2015, 107′), de Roly Santos, explora o simbolismo das mãos para construir novas sociedades, por meio das histórias em torno das mãos de Che Guevara, do professor, músico e ativista político chileno Victor Jara e do ex-presidente argentino Juan Perón. Entre os casos está o mistério em torno das mãos de Guevara, que foram cortadas depois do seu assassinato na Bolívia, em 1967. A amputação foi feita a pedido da CIA, para ter certeza da identificação, mas Juan Coronel Quiroga, um militante comunista, declarou ter guardado por anos as mãos em vidro com formol embaixo da cama e fez com elas uma longa viagem pela Europa. O filme recebeu os prêmios de Melhor Realizador e Montagem do IFF Figueira Film Art Portugal e Menção Honrosa no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano La Habana – Cuba 2015.

Precisamos Falar do Assédio (2016, SP, 90′), de Paula Sacchetta, ouviu mulheres que sofreram os mais variados tipos de assédio e violência e resolveram falar, em entrevistas gravadas em uma van estacionada em locais de São Paulo e no Rio de Janeiro na Semana da Mulher em 2016. Os relatos de violência independem de idade e classe social. O filme foi premiado em festivais como o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a 20º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Precisamos Falar do Assédio – Trailer from mira filmes on Vimeo.

Som dos Sinos (MG-SP-RJ, 2016, 70′), de Marina Thomé e Marcia Mansur, fala de fé e da simbologia dos sinos em cidades como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei, sons que marcam a vida e os acontecimentos nas cidades históricas e comunicam mortes, nascimentos, incêndios e a vida paroquial.

O Som dos Sinos | Trailer do Documentário from Marina Thomé on Vimeo.

Florianópolis Audiovisual Mercosul

Consolidado como um dos principais eventos de cinema do Brasil e da América do Sul o Florianópolis Audiovisual Mercosul já exibiu mais de 2 mil filmes, para um público de mais de 300 mil pessoas. Em 2017, o FAM chega na Vigésima Primeira Edição, sempre com dedicação total para o desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul. O Festival é um grande encontro daqueles que pensam, produzem, criam e amam o cinema.

O FAM vai ser realizado entre os dias 20 e 25 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

PROGRAMACÃO

Fonte: FAM DE TODOS

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Florianópolis Audiovisual Mercosul exibe seleção de documentários sobre política, direitos humanos e fé , 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags: cine, cinema, fam, festival, MERCOSUL, mercosur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.