O Semeador de Livros
Narrado em primeira pessoa, o curta mostra os caminhos percorridos pelo editor José Xavier Cortez (Cortez Editora), que nos anos 1960 deixa a pequena cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em direção ao Sul maravilha, embalado pelo sonho de vencer na vida. Ele descreve o engajamento em causas político-sociais, como a participação na histórica na "Revolta dos Marinheiros", que levou a sua cassação e expulsão da Marinha do Brasil. A preocupação com os dilemas da sociedade brasileira sempre fizeram parte da sua vida, e pode ser apreciada no citado episódio em que Cortez teve a sua livraria assaltada e ofereceu livros infantis ao chefe do bando. Na ocasião, apenas disse a seguinte frase: "Leva isso pros seus filhos, que assim eles terão uma vida diferente da sua". O sujeito prontamente aceitou e deixou o local com os braços cheios de livros. O filme revela as dificuldades típicas dos humildes migrantes que saem da região Norte-Nordeste e se instalam em São Paulo, na batalha para conseguir o primeiro emprego. Fato que, no caso do Cortez, aconteceu em um estacionamento como lavador de carros e depois manobrista. Descortina, também, o modo generoso como a Pauliceia abre os braços para seus filhos adotivos. As proezas do jovem livreiro, nos anos 1970, quando fazia de tudo para conseguir atender aos pedidos de professores e estudantes interessados em adquirir livros, alguns censurados.
Tema: BIOGRAFIA
Tags: editor, editora_cortez, librero, libros, livreiro
Programa Relacionado: Sabedoria
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 22'14"
Diretor: Wagner Bezerra
Produtor: Ana Lira
Ano: 2009
Formato: HD
Montagem: Marcelo Santos e Marcus Cruz
Som Direto: Marcelo Correia e Chrysthiano Nascimento
Fotografia: Marcelo Correia e Chrysthiano Nascimento
Trilha: Ricardo Fiuza
Filmografia do
Diretor:
Documentário "O Semeador de Livros" (2009)
Comentário do
Diretor: A ideia de “O Semeador de Livros”, que poderia ser apenas uma metáfora para elogiar o editor bem sucedido, é confirmada por meio de histórias que aconteceram ao longo da trajetória do Cortez. Em todas, ele se relaciona com o livro como elemento de transformação e emancipação do homem e da sociedade como um todo.
Por exemplo, a história dos bandidos que invadiram a editora e ele consegue dissuadir o líder. Descobrindo que o chefe tem filhos em idade escolar ele oferece livros para que as crianças se tornem pessoas mais bem sucedidas que o pai. O desfecho é que os marginais saem com uma sacola de livros para seus filhos.
O Cortez nos diz o seguinte: ‘Você escolhe um caminho e vai... ’ É desta forma que ele norteia os caminhos de sua vida. Muito simples num primeiro momento. Mas, o que vemos nesta história, de fato, é que o sucesso, não é feito de imediatismos. Ele é construído ao longo de uma vida inteira, sempre com muita paixão. São as atitudes diárias de coerência, de determinação e de trabalho, acertos e erros, que constroem o verdadeiro e saudável sucesso.
Deixe um comentário
CURTAS RELACIONADOS

A Ciência do Bamba
Um documentário sobre a vida e a obra do cientista e compositor popular paulistano Paulo Vanzolini, com depoimentos de amigos,...

Pequenos tormentos da vida
Quer saber qual a solução definitiva para o ensino no Brasil? Fique com a pureza da resposta das crianças ante...

Abrasivo
Nossas memórias vivem mais do que nossos corpos. Veteranos da Força Expedicionária Brasileira relembram suas vidas antes da Segunda Guerra...

Retratos – Benedito Barbosa
Este filme é um projeto piloto para a websérie Retratos, um conjunto de documentários de curta duração que apresentam um...

Lisboa
Adriana Lisboa é uma das figuras mais relevantes em uma nova geração de escritores brasileiros. Nascida no Rio de Janeiro...

Janela Molhada
A trajetória dos imigrantes europeus, pioneiros do cinema no Brasil e os Ciclos Regionais de Cinema. Em Pernambuco, dois italianos...
Conheci o Cortês no prédio velho da PUC SP. E também sua esposa Potira, amigos verdadeiros e fiéis. Eu visitava sua loja todos os dias e sempre recebido com carinho . Sua falta será sentida por muitos, inclusive eu. Descansa em paz meu amigo e fica com Deus.
Conheci o Cortês no prédio velho da PUC SP. E também sua esposa Potira, amigos verdadeiros e fiéis. Eu visitava sua loja todos os dias e sempre recebido com carinho . Sua falta será sentida por muitos, inclusive eu. Descansa em paz meu amigo e fica com Deus.
Este filme é extraordinário !!!! Ele representa uma bela lição de vida, de fé, de esperança, de força e de superação…
O Sr. Cortez é a pessoa mais maravilhosa deste universo… Quem tem a honra de conhecê-lo, se encanta com a sua humildade e alegria…
O diretor Wagner Bezerra é outra pessoa encantadora, pois além de muito sábia é um dos grandes filósofos da atualidade…
Enfim recomendo o filme por seu teor de valorização da vida e da esperança; constante incentivo à leitura e força de vontade para enfrentar as coisas da vida …
Professores e alunos de todas as discipĺinas e de todas as modalidades de ensino devem conhecer esta maravilhosa e encantadora história de um menino que semeava sementes no interior do Rio Grande do Norte e que agora mergulhou num mar de livros, semeando atualmente não só livros , mas também sonhos e perspectivas de vida melhor através da leitura e do conhecimento…
O documentário “O semeador de livros” é um incentivador de progresso intelectual através da leitura e da fé que temos em nossa própria força…
Se deliciem e se apaixonem por esta história encantadora e promotora de grandes reflexões…….