6639 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Festival da Limpeza – Projeto Araras

Em Petrópolis, Araras é uma região reconhecida em todo o Brasil por suas belezas naturais. Um cobiçado atrativo para a residência de veraneio de gente importante e destino turístico dos mais valorizados no Estado do Rio de Janeiro. Nesse paraíso, a mesma natureza que atrai está sob ameaça do crescimento desordenado, da má gestão e omissão dos poderes públicos e da falta de consciência da população.

Felizmente, existem também aqueles que, há mais de uma década, lutam para conter essa ameaça e reverter esse quadro com ações concretas como Festival da Limpeza. Em 2009 a iniciativa completou 10 anos de atividade ininterrupta. Realizado pela ONG Projeto Araras, o Festival da Limpeza é a principal ação do mais antigo projeto da organização - o Araras sem Lixo (Aslix).

Esse documentário mostra como surgiu o Festival da Limpeza e o próprio Projeto Araras. Reúne imagens dos primeiros festivais e depoimentos importantes de fundadores do projeto, de parceiros, apoiadores e moradores de Araras que reconhecem na iniciativa um marco nas ações ambientais e de promoção da qualidade de vida naquela região.

Tema: MEIO AMBIENTE

Tags: festival_da_limpeza, medio_ambiente, meio_ambiente, petrópolis, projeto_araras

Continuação: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 22'

Diretor: Heber Lobato Jr.

Produtor: Marcelo Filgueiras Campos

Ano: 2009

Montagem: Heber Lobato Jr. e Marcelo Filgueiras

Som Direto: Ronald Saldanha

Fotografia: Heber Lobato Jr.

Trilha: Televisual

Filmografia do Diretor:
Além de roteirista e diretor de comerciais, clips, filmes institucionais e alguns curtas, Heber Lobato Jr. assina o roteiro e direção do longa-metragem "Conservatória - eterna serenata" (documentário, 2007).


Comentário do Diretor: "Creio que nossa principal contribuição com esse filme é mostar um bem sucedido modelo de atuação da comunidade para lidar com a complexa questão do lixo. Poucas iniciativas como essa completam uma década de trabalho, acumulando resultados positivos ano após ano. A partir de uma experiência conquistada com esse tema do lixo, o projeto Araras tem aos poucos transferido o modelo para outras questões locais. Fazer o espectador vivenciar esse processo e estar diante das pessoas envolvidas, foi o argumento que orientou toda a produção. Talvez, além de gerar conhecimento e uma reflexão sobre o tema, seja possível que o filme motive novos empreendedores da sociedade civil, não apenas para a questão do lixo, mas, principalmente, para atuarem em um modelo de organização muito positivo para a coletividade.

O filme registra um aspecto curioso, por exemplo, na relação com o poder público. Enquanto uma parte da estrutura municipal apóia a iniciativa do Projeto Araras - ainda que apenas levando a efeito sua própria obrigação, outra parcela da administração municipal é a grande vilã por não cumprir com seus deveres legais: regular o uso e ocupação do solo, cuidar do planejamento urbano, da preservação das reservas ambientais e mesmo ser protagonista nesse processo de unir a coletividade para a solução dos problemas.

Diante de uma saída tão positiva para o envolvimento da coletividade na solução dos problemas locais, é ainda muito tímida a participação da iniciativa privada. E nesse viés que também nós do setor audiovisual podemos e devemos atuar. Nosso conhecimento específico pode ajudar e muito essas iniciativas. Pelo menos, dentro da Televisual temos buscado essa proposta de atuar voluntariamente orientados por nossa percepção das necessidades e investindo para que aquilo que mais gostamos de fazer - que é contar histórias através de imagens e sons, possa fazer a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Teresinha Almeida disse:

    Esse documentário foi realizado em um período muito importante para o Projeto Araras, pois era o 10º Festival.Com este documentário conseguimos mais visibilidade. Como a estrutura da Organização é pequena,se não fosse o trabalho voluntário da Televisual jamais conseguiriamos fazer um vídeo como esse, que se transformou na nossa principal ferramenta de divulgação. Parabéns à equipe da Televisual.
    Teresinha Almeida (Gerente – Projeto Araras)

    No votes yet.
    Please wait...

CURTAS RELACIONADOS

Seis dias depois…

A cidade de São Lourenço do Sul vivenciou, no dia 10 de março de 2011, uma de suas maiores catástrofes....

Pati. O que vale esse povo?

Pati. O que vale esse povo? (2205) retrata de forma espontânea o cotidiano dos moradores do Vale do Pati ao...

Aqueles que Contam Histórias

Doc resultado de oficina audiovisual nas Terras Indígenas Laklãnõ/Xokleng. A oficina resgata histórias dos cem anos de encontro do índio laklãnõ/xokleng com...

Andes Água Amazônia

Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes...

Sentido?

Documentário experimental que registra uma performance artística em um campo de futebol alagado, no meio da selva amazônica. Baseado no...

Patagonia Chilena

A Patagonia no Chile através de sua  gente, seus costumes e sua...