20990visionados
visionados

20991

Cantos de Calamboteiros

Terceiro documentário da série “Cantos de Fé, de trabalho e de orgia”, Cantos de Calamboteiros registra os versos de porfia (improvisos que relatam as dores do trabalho compulsório, mas também a celebração do amor e da amizade) entoados pelas ex-camponesas de Ponte Nova, município da Zona da Mata Mineira.
Esses cantos, fundamentais para a identificação e fortalecimento de famílias e de grupos, eram comuns nas lavouras locais até a década de 1970. Quando a monocultura entrou em decadência, as usinas açucareiras de Santa Helena e Ana Florência, principais empregadores da região, foram fechadas, o que causou a migração em massa da zona rural para a periferia da cidade e para a capital mineira, Belo Horizonte.
O foco migratório foi o Bairro de Fátima, reduto de população negra de onde saía o maior contingente de trabalhadores. Conseqüência da ocupação sem planejamento, atualmente, o complexo formado pelos bairros de Fátima e de São Pedro apresenta os maiores índices de violência e requer os principais recursos destinados às populações em situação de risco social.
Inspirado no poema “Toada calamboteira”, escrito por uma das mais importantes poetas ponte novenses, Laene Teixeira Mucci, 80 anos, o documentário Cantos de Calamboteiros recorre à memória do ex-camponês Sílvio Custódio, 74, que, como um griô, conduz a narrativa; sobe o morro, surpreende e convida as mulheres para uma cantoria.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: calamboteira, cana, canavial, canto_popular, zona_da-mata_mineira

Continuação: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 25'

Diretor: Délcio Teobaldo

Produtor: Toni Nogueira

Ano: 2008

Fotografia: Toni Nogueira

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

    Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!

CURTAS RELACIONADOS

Encuentro de Maestros

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en

500 Réis

Nas pequenas cidades do interior paulista havia um serviço prestado por menores de idade a todos aqueles que queriam um...

(Português) Zé da Viola – No balanço do Catira

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en

Bloco do Cordão Boitatá

Uma visão de dentro do Cordão do Boitatá, um dos blocos mais tradicionais e concorridos do novo carnaval de rua...

Ideas del Pueblo

Habla pueblo! ¿Cual película tu haris con 3 minutos de...

Flores del Mañana

Este documental pasea por las actividades culturales y sociales del folclore brasileño desarrolladas en las escuelas municipales y estaduales que...