7925visionados
visionados

7926

Arte no Espaço

Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais representativas. O documentário "Arte no Espaço" prestigia a vida e obra do fotógrafo, utilizando depoimentos daqueles que conviveram com ele ou que seguiram seus ideais. Amigos, membros do Espaço Cultural e da Fundação Pierre Verger, além de estudiosos, como o historiador Cid Teixeira, enriquecem o vídeo relembrando situações, ressaltando a importância de seu trabalho, mostrando como Verger orientou sonhos e despertou o reconhecimento e identificação de pessoas com sua própria cultura.
Ponto de destaque no documentário é o Espaço Cultural Pierre Verger, que tem como um dos seus objetivos, a continuação do trabalho de Verger, através de oficinas que têm por temática maior a arte e a educação.

Tema: BIOGRAFÍA

Tags: áfrica, bahia, pierre_verger, salvador

Continuação: Parte 1 - Parte 2

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 17'

Diretor: Caroline Fantinel

Produtor: Caroline Fantinel

Ano: 2009

Formato: HD

Montagem: Eugeniusz Kowalski e Igor Souto

Fotografia: Caroline Fantinel

Trilha: Marcos Franco

Filmografia do Diretor:
Este foi meu primeiro filme. Foi minha iniciação no mundo do audiovisual. Foi a porta para eu me apaixonar pela arte do cinema.
No meu Trabalho de Conclusão de Curso, optei por construir um documentário e mergulhei fundo na história do fotógrafo frânces, Pierre Verger, e de fatos relacionados a sua pessoa que reforçaram a identidade cultural da população do bairro Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador, onde ele passou grande parte da vida) com sua própria história.


Comentário do Diretor: Este documentário traz a história de uma figura marcante no cenário da Bahia e do mundo - Pierre Verger. Mais do que mostrar fatos relevantes de sua biografia, o vídeo Arte no Espaço, deixa clara a importância do fotógrafo/escritor no meio onde este viveu boa parte da sua vida. Através da sua obra, ele auxilia a comunidade do Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador) a reconhecer e a se identificar com sua história, fortalecendo sua própria cultura.
Isso é forte até os dias de hoje, mais de 10 anos depois do falecimento de Verger. O documentário mostra isso através da história do Espaço Cultural Pierre Verger, forte instituição de arte e educação do bairro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

    Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!

CURTAS RELACIONADOS

Saavedra: Entre Berlín y un lugar llamado Peixoto

Registro biográfico de la escritora Carola Saavedra. Rodado en Berlín y en Rio de Janeiro, la película explora las relaciones...

(Português) Aqueles que Contam Histórias

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en

O VENTO FORTE DO LEVANTE

Solano Trindade não se curvou diante da opressão de cor, de classe e de cultura. Poeta e militante comunista nasceu...

Negro y Argentino

La história de un hijo de un brasileño negro y una argentina. La película proponte la discusión acerca del preconcepto,...

Yiax kaax – fim do resguardo

Juan Maxakali nasceu em outubro de 2009 na Aldeia Verde Maxakali em Ladainha, Minas Gerais. Seus pais, Zezão e Jupira,...

Repol

Un registro de la rutina del periodismo policial, las noches de trabajo en la periferia de Curitiba, en sur de...